terça-feira, 30 de julho de 2013


 


A COMPANHIA MISSIONÁRIA TEM NOVA PRESIDENTE E NOVO CONSELHO GERAL

 
De 11 a 19 de julho do corrente ano, realizou-se, em Borguonovo - Bolonha, a VIII Assembleia Ordinária da Companhia Missionária, subordinada ao tema “NÓS COMPANHIA MISSIONÁRIA DIANTE DO HOJE DA HISTÓRIA: ESCULPIDAS PELO ESTATUTO… IMPELIDAS PELO ESPÍRITO”.
Estiveram presentes missionárias de quatro continentes: África (Guiné e Moçambique); Ásia (Indonésia); América (Argentina) e Europa (Itália e Portugal),  para participar neste acontecimento eclesial. Participaram, também, neste evento a Responsável Central dos Familiares e um Familiar, como Secretário.
O número 86 do Estatuto da CM, alínea a) indica como finalidades da Assembleia Geral da CM “eleger a Presidente e os membros do Conselho Central, examinar e possivelmente resolver, à luz de Deus, os problemas de maior relevo acerca da vitalidade, desenvolvimento e missão, em harmonia com os ensinamentos da Igreja e com as exigências da realidade histórica na qual o Instituto opera”.

Presidente: Martina Cecini
Martina tem 67 anos e nasceu em Grosio (Sondrio) no norte da Itália. Antes de entrar na Companhia Missionária foi durante alguns anos empregada de escritório e isto forneceu-lhe uma experiência que pôs a render mais tarde, sendo durante 12 anos (de 1990 a 2002) Administradora Central da Companhia Missionária. Fez também o Curso de Educadora Infantil. Manifestou sempre uma acentuada sensibilidade social que a levou a ser Coordenadora Diocesana da Cáritas em Moçambique e na Itália e uma forte paixão missionária. Partiu para Moçambique em 1973, apenas um ano depois da sua consagração na Companhia Missionária. De 1973 a 1986 trabalhou na Zambézia sobretudo no âmbito da pastoral. A Moçambique regressou depois do seu serviço como Administradora Central e nos últimos anos (desde 2004) foi a Responsável da Formação naquele País.

 
Serafina Ribeiro tem 68 anos, nasceu em Sobrosa – Paredes. É Licenciada em Ciências Religiosas. Fez a primeira emissão dos votos na Companhia Missionária em 21.09.1980. Foi Responsável de Formação no grupo do Porto. De 1974 a 1993 exerceu funções administrativas numa Escola Secundária e de 1994 a 2012 funções docentes como professora de Educação Moral e Religiosa Católica. Empenhos pastorais: Catequese, Pastoral de Adultos, Animação Vocacional, Ministro Extraordinário da Comunhão. Elemento do Secretariado da Família Dehoniana em Portugal e do Secretariado da Pastoral Vocacional da Diocese do Porto. Fez formação Novahumanitas e tem acompanhado adultos no seu itinerário formativo. Foi responsável de um Internato Feminino num Colégio Católico.
 
Graciela Magaldi tem 51 anos; nasceu em Resistência – Argentina. O pai é filho de emigrantes italianos e a mãe de emigrantes alemães. É licenciada em economia, especializada em direitos do trabalho e dirige com a irmã um escritório de técnica de contas. Os seus empenhos pastorais são vários: é membro do Departamento de Leigos do Episcopado argentino, da Equipa de Animação pastoral da Diocese de Resistência, da Federação Nacional dos Institutos Seculares argentinos...Fez a sua primeira emissão dos votos na Companhia Missionária em 1997. Foi a primeira Responsável do grupo da Argentina.

Orielda Tomasi tem 48 anos e nasceu em Vittorio Veneto - Treviso, no nordeste italiano. Fez o Bacharelado em Telogia e um Curso de Ciências para a Formação (habilitação “counselor”). Fez a sua primeira emissão dos votos na Companhia Missionária em 1995. Trabalhou no Grupo de evangelização itinerante da CM, na nossa revista “In Dialogo”, na nossa Casa para férias, na formação, fez parte da comissão para a animação vocacional. Foi conselheira geral no último sexénio. Atualmente faz parte do grupo da Lombardia que tem a sua sede em Brugherio, arredores de Milão.

Lucia Capriotti tem 59 anos, nasceu em S. Benedetto del Tronto (Itália central). É Licenciada em Teologia com especialização em Espiritualidade. Fez a sua primeira emissão dos votos na Companhia Missionária em 1985. Faz parte do Grupo de evangelização itinerante da CM, trabalhou na Casa para férias, animou cursos de espiritualidade, fez parte da redação de “In Dialogo” e da comissão de animação vocacional. Atualmente faz parte do grupo que tem sua sede em Sant’Antonio Abate, próximo de Nápoles.

Em nome da Família Dehoniana da Europa e de Portugal e porque não dizer do mundo inteiro,  e em nome da ALVD de Portugal desejamos um bom trabalho e uma boa continuação de colaboração com todos os outros grupos da Família Dehoniana no mundo inteiro.

 

Orgulho-me muito da nova presidente vir da África e da sua primeira conselheira ser portuguesa.

 
Adérito Gomes Barbosa, scj

Coordenador da Família Dehoniana e da ALVD

 
Lisboa, 29 de Julho de 2013

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário