sábado, 30 de março de 2013

30 de março de 2013

Caríssimos amigos, família e irmãs de Congregação 

Depois deste longo tempo de paragem sem cronicas por email, cá estou de novo a partilhar a nossa vida na missão. Estes últimos 2 meses foram pressionados por alguma falta de saúde; aquelas coisas que fazem parte deste mundo ou seja, infecções por mordeduras de bichos, como foi o meu caso, que desencadeou um pouco a debilidade física e depois acaba por afectar a nossa saúde 
psicológica. Mas  tudo passou e o importante mesmo é superar e andar para a frente e por isso cá estou para recomeçarmos a nossa partilha de progressos na missão, ou melhor, pequenos passos e outras actividades que fomos realizando e iremos realizar. Também a preocupção das publicações na pagina da  missão diminuiu essa minha mais activa escrita por email. Todos são convidados a visitar e a deixar a vossa marca e presença: http://www.facebook.com/PorTimorUmGestoUmaDadiva?fref=ts,
A obra da residência vai caminhando a passos largos, em breve enviarei fotos desses avanços e da alegria que é termos já um projecto de grande importância para a missão a ser uma realidade para um futuro muito próximo. O furo da água já está a funcionar, não absolutamente mas na quase totalidade; confiamos que com a obra concluída tudo estará também mais  funcionável, se Deus quiser. Aliás Deus é o Grande Herói desta missão; sem Ele nada, com Ele tudo! Não queremos esquecer de modo algum tantos e tantas que ao longo deste tempo foram dando de si a esta missão: amigos e apoiantes que todos os dias visitam a nossa pagina comunitária no facebook para fazer os seus comentários, oferecer apoio em envio de material, comunicar os eventos pela missão como o ultimo em S. Martinho do Campo : " Voar por Timor".
Foi um espectáculo organizado pelo grupo das Joaninas e com a colaboração da comunidade local na pessoa das irmãs, Inês, Urminda e Jacinta e com a visita especial da superiora geral, ir.Ana Paula Teixeira,  que recebeu a dádiva para a missão. Aqui  foi uma alegria receber essa grande partilha e generosidade de tantos! Assim faremos da missão uma missão com uma grande familia que  aliás já somos. Recentemente dois amigos da missão criaram duas campanhas diferentes e com algum significado para nós. A Ana  do Porto criou a página com uma campanha direccionada para angariar livros para colorir e brinquedos e uma outra que podem visitar: http://www.facebook.com/pages/1-Brinquedo-para-a-Shelsia/336503146471405?fref=ts, Queremos com esta campanha oferecer um livro de colorir a cada criança até aos 12 anos no dia Mundial da Criança. Esta celebração aqui não existe e seria muito interessante conseguirmos dar essa alegria ás crianças. A outra página será para adquirir material de saúde  em especial medicamentos, visto já ser uma actividade que fazemos diariamente:  dar apoio e promover a saude da população; esta pagina foi criada pelo grande amigo da missão Abel Ribeiro de Rebordões - Santo Tirso: http://www.facebook.com/pages/Medicamentos-para-Timor/417849708305482?fref=ts, Como vêm somos muitos a lutar e a dar forma à nossa missão e, claro está, contamos convosco. 

No passado dia 22 de Fevereiro foi a primeira Comunhão, na Capela Missionaria de Memo, de um grupo de cerca de 30 adolescentes de diferentes idades,
 Aqui este sacramento não tem uma preparação com catequese organizada, Como sabem ( não sei se sabem), em Timor ainda não há catequese organizada, aprende-se com os professores na escola, em casa com a família e com um animador da Capela a que pertencem e no fim fazem uma espécie de exame geral e ficam aprovados para fazer a primeira comunhão. Pode parecer estranho, mas também aqui há um grande caminho a fazer, pouco a pouco, passo a passo.
Mas correu bem e foi bonito, nós fizemos um diploma para oferecer a cada um e com a presença do pároco fizemos um convívio muito familiar. Verão as imagens no PowerPoint. E, no dia 24 houve outra grande actividade para um grupo de 30 adolescentes. Apresentação do grupo Pastorinhos de Fátima  que iniciámos há um ano atrás e agora, depois deste tempo de várias actividades conjuntas, foi reconhecido oficialmente à Paróquia de Maliana desta Capela missionária. Foi também um dia de festa e de grande expressão de compromisso futuro à semelhança dos Pastorinhos de Fátima, Temos já algumas actividades marcadas agora para o tempo pascal e vai ser concerteza uma oportunidade de crescermos uns com os outros, essa é a nossa grande missão: partilhar uns com outros as diferenças e aprendermos a ser uns com outros a essência da nossa vida em missão. 
Continuamos a aguardar o contentor que virá com imensas dádivas de varias entidades, por exemplo quero aqui lembrar a grande campanha de farinha e leite em pó feita na vigararia de Alcobaça em diversas paroquias, entre elas a minha, Bárrio, que juntou mais de uma tonelada de material e que será um bem precioso para podermos começar a introduzir o pão e o  leite para as crianças, alimentos que cá não são consumidos e que fazem imensa falta. É, de facto, espantoso a capacidade generosa das pessoas, que apesar dos tempos difíceis  são capazes de partilhar e de cultivar a solidariedade com os que têm menos. A todos muito obrigada! 
E pronto vamos continuar a fazer o caminho rumo à Pascoa da Ressurreição, na esperança dum futuro cheio de luz e de alegria. 
Aguardo também as vossas noticias e em breve darei mais novidades.

 
Um abraço de Timor Leste


Nenhum comentário:

Postar um comentário