sábado, 18 de maio de 2013


                                                                  
  DE TIMOR …

Queridos amigos, familiares e irmãs

Votos sinceros de que todos estejam bem com muita saúde a fim de continuarem o vosso trabalho e as vossas realizações com a ajuda de Deus.
Não vos esqueci, apenas estes últimos tempos foram conturbados com a falta de saúde ou melhor com a luta contra este clima tropical, quente/húmido, que limita e acaba por nos tornar vulneráveis a nível da saúde, foi o meu caso. Foram meses complicados é certo, mas tudo agora está bem e continuamos a lutar pela missão e a construi-la com o apoio de uma  multidão que todos os dias nos acompanha e apoia nas mais diversas formas. Tem sido e é um dom incrível e uma bênção de Deus essa presença para nós.A todos estamos muito gratas. Apesar de não escrever muito as minhas cronicas de forma assídua e semanal, como o fiz no ano passado, diariamente ou quase diariamente, atualizo a nossa página oficial da missão: http://www.facebook.com/PorTimorUmGestoUmaDadiva, onde são publicadas as nossas atividades e acontecimentos, assim como a partilha das dadivas que nos chegam através do correio. Por isso visitem a nossa pagina e estarão atualizados de tudo.
 Temos também as duas campanhas criadas no Facebook por dois membros e apoiantes da missão, uma pelas crianças: http://www.facebook.com/pages/1-Brinquedo-para-a-Shelsia/336503146471405?fref=ts, cujo objetivo é angariação de material didático, material escolar e brinquedos. Tem sido uma campanha a correr bem, pois têm enviado alguns desses materiais e livros infantis e juvenis que serão muito valiosos para as nossas crianças, adolescentes e jovens.
Outra campanha pela saúde: http://www.facebook.com/pages/Saude-em-Memo-Maliana-Timor-Leste/417849708305482?fref=ts, cujo objetivo é angariar apoios para melhorar a saúde desta população. Por isso, visitem e divulguem as nossas páginas; desses apoios depende a nossa resposta às necessidades para povo de Memo.
A sequência de imagens do power point quase que dispensa as minhas palavras. No entanto, falarei um pouco destes últimos meses difíceis, como já disse, como as dificuldades de não conseguirmos ter as nossas instalações físicas mais rapidamente e como tal limita a nossa ação e o nosso apoio ás pessoas, em geral.
Continuamos a percorrer esta ilha e a tomar consciência da realidade timorense, e é sempre com encantamento que somos acolhidas em todos os lados, apesar dos acessos serem precários e até de risco, vale a pena ir ao encontro das pessoas e perceber as suas diferenças.
Em fevereiro, participámos na festa de aniversário do nosso Bispo, D.Norberto de Amaral, estas comemorações são oportunidades para observar e viver a unidade e a simplicidade deste povo que vai criando momentos para se enriquecer e demonstrar a sua beleza como pessoas que vivem, também, para a alegria e para a festa, realidade rara por falta de meios económicos. E nós, sabendo isso mesmo, ajudamos e partilhamos o que é possível com as famílias de acordo com as dádivas que vamos recebendo.
 

A nossa residência já está com algum avanço mas estamos nesta ansiedade de que termine o mais rápido possível para finalmente termos algum espaço com condições. Isto porque  a atual residência só tem espaço para duas pessoas e é bastante limitada em muitas coisas; vale-nos o anexo que eu própria agora ocupo, por questões de saúde, pois tem menos coisas e tem menos humidade e ácaros.
 
Também o nosso salão tradicional, como podem ver pelas imagens, já está completo com porta e janelas pois esperámos meses por vê-lo terminado. É muito importante, porque é o nosso espaço por excelência,onde fazemos todas as atividades e guardamos muito material da missão para as mesmas atividades; e agora fechado é outra coisa, bem mais útil e seguro.
A Semana Santa e tempo Pascal tem sido um tempo intenso para toda a população que expressa a sua fé com verdadeiro sentido de Deus, gosto, perseverança e passa esse testemunho para os mais novos que acompanham e participam nas celebrações.Os jovens estão muito afastados dessa vivência, raramente são muitos nas celebrações a não ser que sejam celebrações de grande impacto social.  Precisamos criar condições, no futuro, para motivar essa faixa etária a participar mais e a valorizar estes valores.
O nosso grupo Pastorinho de Fátima, está em plena motivação e estão num processo de desenvolvimento da língua portuguesa, e  já se nota uma grande progressão. Assim, começaram uma atividade especial, a correspondência com adolescentes portugueses das mesmas idades; já enviaram a sua carta de apresentação e estão todos entusiasmados.
 

No mês de abril a diocese de Maliana organizou uma semana de formação/reflexão sobre o tema da Fé, em que todas as faixas etárias, grupos e organizações participaram. Foi uma semana muito intensa de partilha, oração, trabalhos de grupos e convívios entre os mesmos, foi absolutamente uma semana histórica. Nós ajudámos na organização com a comunidade das irmãs canossianas e valeu realmente a pena o esforço e o cansaço normal de cada dia.
O Nosso atelier de artesanato está em força em termos de desenvolvimento pois com a chegada da Rosita, uma jovem de 25 anos do distrito de Aileu, que decidiu juntar-se a nós no ideal e que agora coordena o trabalho das adolescente que, todas as manhãs de segunda a sexta, vêm trabalhar neste espaço e criar muitas coisas belíssimas, algumas poderão ver nas imagens. Este é um espaço especial que é de todas as idades, em que o objetivo é desenvolver o artesanato local, motivar as criações à população que o sabe fazer e temos tido muitas surpresas, através desta riqueza cultural.
Ao fim de semana aproveitamos o domingo para dar alegria às crianças e adolescentes, damos uma volta de 3 ou 4km com um grande grupo e é só alegria e animação Com muito pouco se dá muito e se consegue transformar momentos simples em momentos de perfeita felicidade que nos contagia e confunde. Nas montanhas do Saburai, cruzamo-nos com muitas crianças que estranham a nossa passagem por causa do seu isolamento geográfico, mas acreditamos que com o tempo vamos ajudar a superar essa estranheza e criar forma de sociabilização, temos essa esperança.
Outra novidade, aqui na missão, é que este ano pela primeira vez, sob a nossa orientação realizamos o mês de Maria na Capela da população, e está a ser bastante participativo, especialmente pelas crianças e adolescentes que todos os dias no final das aulas correm à capela para viver este momento mariano.
 O nosso espanto foi quando preparámos a imagem de Nossa Senhora de Fátima, fabricada na Indonésia, nos deparámo com uma imagem de plástico rijo, demasiado leve, muito bonita mas o material é, de facto quase inacreditável para nós que vimos de Portugal habituadas a imagens belas de madeira e outros materiais, de barro trabalhado e vidrado, ficámos surpreendidas, mas com o mesmo respeito e veneração pela imagem de Maria.
 
Outra noticia de grandiosa importância para a missão é que o projeto social que inclui a valência da educação, saúde e formação em varias áreas apresentado ao governo de Timor Leste, foi aprovado pelo mesmo na pessoa do Sr. Primeiro Ministro, Xanana Gusmão o qual nos recebeu no seu gabinete no palácio do governo e que nos disse que irá apoiar o projeto em 2014 em beneficio desta população. Foi uma audiência muito interessante e muito cordial da parte do Sr. Primeiro Ministro e, por isso, renovámos a nossa esperança e a nossa alegria para a construção e realização deste projeto que já tínhamos bem definido desde há 1ano.
As imagens no power point expressam um pouco as nossas experiência que partilho com todos vós. Aos meus amigos que sempre me apoiaram nesta aventura de Timor, embora com a minha relutância e receio vai um forte abraço; aos meus familiares envio muitas saudades, estão sempre no meu coração, e a vós irmãs da Congregação um grande beijinho e continuem a rezar por nós e nesse dinamismo missionário desse lado, porque a missão é de todas.

Muito em breve vos darei mais noticias!

Irmã Cristina Macrino

Nenhum comentário:

Postar um comentário