segunda-feira, 7 de novembro de 2011

PALAVRAS MACUAS
Quem são os macuas?

Nas províncias de Nampula, Cabo Delgado, Niassa e Zambézia, ou seja, a Norte de Moçambique, vive o povo macua. Devem rondar mais ou menos 5 milhões de pessoas, ou seja, cerca de 25% da população total de Moçambique que ronda os 20 milhões em 800.000 km2. É o grupo étnico mais numeroso do país, convivendo a norte com os macondes, os ayao e os anyanja e a sul com os senas e os chuabos.
Também existem macuas, em números mais reduzidos, na Tanzânia e no Malawi, devido às migrações do século XIX. Já os macuas existentes no Madagascar, nas ilhas Seycelles e nas Maurícias justificam-se devido ao comércio de escravos do século XVIII e XIX.
A origem comum de todos os grupos que formam a sociedade macua está ligada a mitos sobre a origem do mundo e do homem. As tradições são unânimes ao apresentar o monte Namuli como o lugar originário primordial. Este monte de 2419 metros de altura está situado na serra do Gurúè, a norte da província da Zambézia.

Palavras macuas

É evidente que as três palavras macuas mais importante a aprender são Yhali que quer dizer bom dia, Kochukuru (obrigado) e Muluku que quer dizer, Deus.
É claro que Adérito não é um nome para esquecer, já que o nosso cozinheiro aqui de Nampula também tem um filho que se chama Adérito Salazar que é muito diferente de Adérito Barbosa.
Há palavras para os alimentos: cabanga, bebida alcoólica, feita de farelo, que corresponde à otheka na Zambézia e maheu no sul de Moçambique.
Muringa é uma árvore que serve para curar todas as doenças, sobretudo limpar o sangue.
Há vários tipos de folha cozida. A intíqua é folha de mandioca esmigalhada. A matapa é também outro tipo de folha cozida. Mas aquela que me sabe mais é a kovichina, já que é a mistura de folhas diferentes. Já o kotchopo é verdura de batata doce. Ainda fazem verdura cozida de folha de feijão.
A moeda aqui é o metical. Tem oscilado muito. Agora 1 euro corresponde a 36 meticais.
Um dia fomos visitar um mwene, um chefe do povo a Caramaja, para os lados de Mutivale, depois de passarmos por Nairuku e Rapale, onde se encontra um santuário dedicado ao Coração de Jesus.

Nampula, 5 de Novembro de 2011

Adérito Gomes Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário