terça-feira, 4 de outubro de 2011


SCIOPERO

Para quem não sabe a língua de Dante, a palavra sciopero significa greve. Sim. Sim. Isso mesmo. Hoje, dia 3 de Outubro, antes de começar a reunião do grupo de trabalho da Família Dehoniana (Vincenzo Martino, ITM; Josef Gawel, POL;     Adérito Barbosa, POR; Bruno Pilati, ITS; Ramón Domínguez Fraile, SPA;    Cláudio Weber, 1AG;             John van den Hengel, 1AG), presidida pelo conselheiro geral da Congregação P. Cláudio Weber, tentei ir até à Basílica de S. Pedro.
Saí de casa. Tentei apanhar o autocarro… mas nada…Táxis? Sempre cheios. Comecei a andar, andar, até que 30 minutos depois cheguei ao Vaticano.
Lá cumpri as minhas devoções no meio de tanta gente que entrava quer para a Basílica de S. Pedro quer para verem o Vaticano.
Voltei para casa. Dirigi-me para a fermata (paragem) do 98 ou 881, mas o que encontrei foram dois espanhóis dehonianos e um polaco dehoniano à espera do autocarro…Eu disse que vinha a pé…Corria o risco de ficar ali duas horas à espera por causa da moda italiana: sciopero. Resolveram seguir as minhas pegadas.
Estávamos a chegar a casa e diz um jovem espanhol para mim: vai mais devagar que eu já não aguento este teu ritmo acelerado (e é o novo encarregado da causa da beatificação ou santificação do P. Dehon).
Bem. O que valeu ontem à tarde, foi o P. Artur de Moçambique, o P. Fernando Fonseca e eu termos ido tomar um gelado na Piazza Navona.
Mas o P. Fernando, exímio continuador do P. João Chaves fez questão de nos mostrar o Coliseu, não sei quantas igrejas, o colégio francês onde estava o P. Dehon, o colégio romano onde estudava (hoje é um liceu) e a casa onde os pais do P. Dehon ficaram quando vieram à ordenação do seu filho. Sinceramente, gostei mais desta parte ligada ao nosso fundador.
Não sei se havia gelados no tempo do P. Dehon. Mas nós para matar a sede de tanto andar, lá parámos na excêntrica Piazza Navona, onde estavam umas velhas a comemorar o fim do curso da universidade (universidade da terceira idade?) e recordei os meus tempos em que por cá andei, há décadas. Não estou a falar do P. Dehon. Agora estava a referir-me a mim quando por cá andei nos anos 80.
Ainda não disse que tomamos um gelado.
Sim. Sim. Tomámos um gelado a olhar para as velhas que comemoravam com uma coroa de louro na cabeça. FINE PER OGGI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário