terça-feira, 11 de outubro de 2011


REFLEXÃO SOBRE A FAMÍLIA DEHONIANA EM ROMA

No início de Outubro de 2011, a Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus convocou algumas pessoas em Roma para um grupo de trabalho sobre a Família Dehoniana: padre Josef Gawel, da Polónia, padre Bruno Pilati, da Itália do Norte, P. Vincenzo Martino, da Itália do Sul, P. Ramon, de Espanha, P. Adérito, de Portugal, presidido pelo conselheiro geral da Congregação P. Cláudio Weber, apoiado por outro conselheiro geral: John van den Hengel.
Antes de mais, tomámos consciência de algumas realidades: o carisma e a espiritualidade dehoniana são um dom de Deus que se deve fazer frutificar, partilhando-os com aqueles com quem vivemos, convivemos e outras pessoas que encontramos. Numa palavra, a espiritualidade dehoniana não é só para os religiosos scj, mas também para outros grupos consagrados ligados ao nosso carisma, assim como para os leigos que querem viver a espiritualidade dehoniana.
Assim quando se faz pastoral vocacional dehoniana não se deve ter presente só os jovens para entrar para o seminário, mas partilhar anunciar o carisma e convidar todas as pessoas a fazer parte desta grande família.
Referiu-se ainda a necessidade de uma boa coordenação nacional, continental e intercontinental dos diversos grupos da família dehoniana.
Nesse sentido, sugeriu-se formar uma comissão de trabalho na Europa (coordenada por P. Adérito Barbosa), uma segunda comissão na América Latina e a seguir reunir as forças da Ásia e da África.
Depois de muito intercâmbio de experiências já existentes, mas um pouco dispersas, chegamos à conclusão da necessidade de um projecto formativo dehoniano para os leigos adultos e para as crianças; um livro de orações para toda a família dehoniana; uma lectio divina dehoniana, onde se deve ter presente a vertente do Coração de Jesus e a vertente dehoniana; preparar leigos para que sejam animadores e formadores de outros grupos dehonianos.
E para começar pelo princípio, todo o grupo decidiu concentrar-se no iter formativo dehoniano para adultos. Nesse sentido, o grupo elaborou dois questionários em ordem a este iter formativo: um para os responsáveis de grupos; outro para os leigos. Estes simples questionários devem chegar proximamente a todas as províncias da congregação.
Este encontro teve a visita dos responsáveis do Centro de Estudos da Congregação, onde trabalham além do nosso português, P. Rafael, um italiano e um padre polaco. Estes explicaram como trabalham no Centro de Estudos e dialogaram connosco sobre como poderiam ajudar-nos na formação de projectos dehonianos.
Mesmo antes de acabarmos a nossa reunião, tivemos também um encontro final com todo o Conselho Geral da Congregação que manifestou o apreço pelo trabalho realizado e apontou algumas inquietações, em ordem a realizar, a concretizar nos diversos continentes estes projectos concretos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário