sábado, 10 de março de 2012


NAMPULA INTERMITENTE

Caríssimos amigos

Como sabeis, esta minha viagem a Nampula tinha como objectivo fundamental o exame dos projectos de doutoramento em Ciências da Educação, na Universidade Católica de Moçambique, em Nampula. Viagem muito rápida para a distância: onze horas de voo de Lisboa a Maputo e mais duas horas de voo de Maputo até Nampula.
No que se refere à viagem, apesar de longa e cansativa, correu bem, assim como o acolhimento nas casas dos padres dehonianos quer em Maputo quer em Nampula.
Este acolhimento é algo que já nos é habitual, podendo confirmar isso também os voluntários que passam por Maputo para Molocuè ou Lichinga.


Os exames dos projectos de doutoramento decorreram com competência e seriedade, tendo vindo para os júris: Prof Doutor Joaquim Azevedo, Prof Doutor José Matias, Professora Doutora Isabel Baptista, Prof Doutor Lagarto, Prof Doutora Vânia e Prof Doutor Adérito Barbosa, além do Prof Doutor Fernando Canastra que é português, mas é professor em Nampula.




Mesmo assim, no dia 4 de Março, fui até ao mosteiro de Rex orientar um retiro para 40 leigos sobre a doação e o dar, dar-se, mais concretamente: não se pode amar sem dar.


Depois deste domingo, em cheio em Rex, comecei os trabalhos na UCM e regressei hoje a Maputo.


No entanto, esta noite do dia 8 de Março, houve tiroteio, entre a Renamo a Frelimo, provocando alguns mortos e mais ou menos 30 detidos.
As lojas ficaram fechadas durante o dia de hoje. As pessoas foram aconselhadas a ficarem nas suas casas e em muitas ruas a própria polícia não deixava passar. Consegui chegar ao aeroporto, já que o tiroteio era na Rua Sem Medo, para os lados do Bairro Expansão exactamente oposto ao aeroporto. Foi um dia complicado em Nampula.

Adérito Gomes Barbosa

Maputo, 8 de Março de 2012







Nenhum comentário:

Postar um comentário