quarta-feira, 2 de janeiro de 2013


DE TIMOR
Caríssimas irmãs, amigos e família!

E assim termina mais um ano das nossas vidas, um ano par, um ano que nos mudou em muitos aspectos tenho a certeza disso, mas nunca é demais recomeçar e abrir um sorriso cheio de esperança, porque afinal, se ainda estamos vivos, é uma oportunidade de continuar o caminho e Deus lá está sempre pronto para nos receber e nos dizer como João Monge Ferreira:
O Ano Novo é redescobrir a energia que trazemos na alma, a possibilidade real de recomeçar, de ser melhor outra vez e ainda outra vez. O ritual de ano a ano, é um abanão ao nosso modo de viver, para que nos desinstalemos e compreendamos que estamos amarrados a uma ‘vidinha’ que não reflete nada de grande ou apreciável: nem Amor, nem justiça, nem esperança.
Às vezes enchemo-nos de coisas supérfluas que só atravancam. Falsos projetos, muitos preconceitos, críticas fáceis, invejas, orgulho, egoísmo qb. E terminamos como um joguete nas mãos das nossas emoções mais superficiais.
Por isso...Segue em frente. Não olhes para trás. Permite-te. Dá-te. Sê. Transforma-te
E, quando olhares para dentro de ti, serás o melhor que podes ser.
Acredita!
Não tenham medo de ser felizes.
Estamos em construção!
 Aqui em Memo na missão, o Natal ou melhor a noite de Natal e as duas semanas que anteciparam esta Grande Noite do mundo, foram momentos muito especiais para toda a gente, valeu a pena todo o empenho pois nesta Noite Feliz, surgiu a alegria expressa por pequenas coisas quase insignificantes mas que fizeram toda a diferença neste Natal. Os adolescentes e crianças aprenderam os cânticos de Natal em português sem qualquer dificuldade e ensaiaram com perfeição o auto do Natal para apresentar no momento de Ação de graças na missa da meia-noite, estavam completamente extasiados, só quem testemunhou poderá saber desta realidade tão bela.
Depois da missa o tão esperado presente de Natal para os 40 do grupo, sem papel de embrulho e sem fitinhas brilhantes, apenas a autorização para dormirem todos no nosso salão feito de palmeira; durante a tarde cada um trouxe a sua esteira, preparou o seu lugar e lá ficaram com mais duas mães que gentilmente se prontificaram a lá dormir com eles. No Power Point que partilho poderão ver essa alegria estampada no rosto daqueles adolescentes e crianças.
 A tarde do dia 24 e quase todo o dia foi vivido a preparar tudo para receber o Menino Deus, desde a atividade na cozinha com as filhoses, rabanadas e biscoites que as irmãs Olívia e Lurdes fizeram, ao terminar do presépio da residência feito por dois jovens de Memo que fizeram uma Casa Sagrada segundo o modelo da do distrito de Bobonaro, o nosso. As imagens feitas de papel pela ir. Olívia fizeram o encanto das crianças que se sentavam na varanda e sentam a ver tais figuras sem lhe tocar com umas luzinhas que piscam muitas cores. No dia seguinte foi oferecido o pequeno-almoço a todo o grupo, graças à generosidade de alguns em Portugal que nos enviaram umas coisinhas doces e a outras pessoas aqui, em Timor, que também partilharam alguns alimentos para este pequeno-almoço do dia de Natal. Para o próximo ano quem sabe se muitos mais poderão usufruir de um pouquinho melhor, ter mesmo até uma ceia de Natal e até mesmo um simples presente. Quando acreditamos podem acontecer milagres inesperados!

Obrigada por todos vós terem contribuído para a minha existência ser um pouco melhor, ou pelo menos desejar fazer esse esforço diário, que nem sempre conseguimos.
Um abraço e próspero Ano Novo.
E despeço – me por hoje neste ultimo dia do ano!

Cristina Macrino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário