quinta-feira, 24 de janeiro de 2013



De TIMOR

Caros amigos e família!

Neste novo ano, agora já verdadeiramente real para mim porque completei mais um ano de vida e conto-o sempre desde esse momento, venho de novo enviar-vos mais uma simples mensagem.
Quero antes de tudo, e gostaria de o fazer a cada um, cada uma de forma mais pessoal, agradecer a presença amiga e as mensagens de felicitações pela minha vida. Senti-me privilegiada com tanta amizade e expressões muito encantadoras, algumas pelo skype que não irei esquecer; tive a sorte de estar em Díli e por isso com comunicação, outras por telemóvel e bem cedo, quando ainda nem sequer em Portugal tinha terminado o dia anterior ao meu dia. Enfim! Cada um de vós sabe que eu não quereria esquecer ninguém na minha gratidão.
Como vos disse tivemos de ir a Díli nesses dias pois a necessidade a isso nos obriga e, como tal quando não se consegue tudo no mesmo dia, lá temos de ficar outro na Capital, foi o aconteceu. Fomos a uma paróquia, a Aileu, fazer umas visitas a famílias e partilhar um pouco da nossa vida a convite de algumas pessoas; a surpresa foi que no topo da montanha, chegadas bem perto do centro de Liquidoi, deparámo-nos com um
 valente furo no pneu. Bem o pneu estava sem  conserto!   Recorremos a uma missão lá perto e tivemos a sorte de encontrar dois padres coreanos que  empenhadamente nos ajudaram e pudemos regressar a Díli sãs e salvas apesar da chuva, lama e os característicos buracos por todo o percurso. Pedimos a Deus que não houvesse mais furos, no Power Point podem ver estes momentos que vão fazendo a nossa história, partilhar convosco faz-me sentir acompanhada e todos são uma excelente companhia! No regresso a Díli ainda encontrámos ananases fresquinhos que serviram para o nosso jantar, natural e doce.
As surpresas em Díli são sempre uma constante muito vivida por nós e desta vez foi o encontro casual, mas muito interessante, com os 38 professores portugueses acabados de chegar a Timor, gente simpática, entusiasmados com a nova vida; ouvimos perspectivas e motivações muito genuínas, quase todos do norte, e como era de esperar fizeram-nos imensas perguntas sobre Timor, trocámos contactos, conversámos sobre Portugal, foi muito familiar e muito nosso, este momento. Deu-nos alegria e desejamos que todos eles e cada um possam empenhar-se no seu trabalho e contribuir para a educação e desenvolvimento da língua portuguesa em todos os distritos como é desejo deste governo atual de Timor Leste.

Este governo está a ter um empenho extraordinário no desenvolvimento e na ajuda às populações, tanto o Presidente da Republica Taur Matan Ruak nas suas visitas quase diárias, como o Primeiro-Ministro o “nosso” Xanana Gusmão, que nos seus discursos chama à responsabilidade das populações para ajudarem a reconstruir as estradas, ter cuidados com a saúde familiar e saúde pública. Aqui, o saneamento ainda não existe, nem agua canalizada, é necessário queimar os lixos e todos devem ter esses cuidados para evitar o alastramento de águas paradas com lixos a criar mosquitos o que, agora com as chuvas, é um grande problema por todo o lado. Todos vamos trabalhar por Timor e se Deus quiser daqui a uns anos tudo será muito mais equilibrado, tenho a certeza e acredito neste povo bom.
 
Este ano pude celebrar o aniversario natalício com dois bolos distintos, melhor, dois bolos oferecidos com muito carinho e amizade, o primeiro na Casa Provincial das irmãs Canossianas em Díli a convite da madre provincial e da nossa madre Rosa Sarmento e o segundo na comunidade em Memo – Maliana, não faltou nada do que havia, tudo foi suficiente e no dia seguinte ainda partilhei o bolo que sobrou com o grupo de adolescentes; assim a festa da vida tem outro sabor e outra alegria.
Temos seguido pelas notícias da nossa RTP Internacional os temporais em Portugal, muitos estragos, muitos prejuízos e numa época de tantas dificuldades económicas essas não são boas perspectivas no início do ano para muitas famílias. Oxalá venham dias melhores, rezamos daqui para que tudo seja superado e haja solidariedade pública nas Camaras e Freguesias.
E termino… aguardo também as vossas novidades.
Um abraço
Ir Cristina Macrino




Nenhum comentário:

Postar um comentário