segunda-feira, 21 de janeiro de 2013


ENCONTRO DA COORDENAÇÃO ALARGADA
DA FAMÍLIA DEHONIANA 
DA EUROPA

De 18 a 20 janeiro de 2013, em Foligno (a 20 kms de Assis), na Itália, reuniram-se os representantes das diversas componentes da Família Dehoniana: Religiosos, Consagradas e Leigos da Europa.
Estiveram presentes os Conselheiros Gerais da Congregação scj, Pe Cláudio Weber (responsável pela Familia Dehoniana), Pe John den Hengel (responsável pela Europa). O Pe Fernando Fonseca esteve como secretário e coordenador da animação litúrgica do encontro.
A Finlândia foi representada pelo Pe Frans Voss, a Polónia pelo Pe. José Gawel, a Itália do Sul pelo Pe. Vicenzo Martino e pelas leigas consagradas, Paola de Angelis e Franca Gilardi. A Itália do Norte foi representada pelo Pe Bruno Pilati, a Europa Francófona pelo Pe André Perroux, a Espanha pelo Pe Ramón Dominguez e pela leiga Carmen Gomez.
De Portugal, estiveram presentes o Pe Adérito Barbosa e a Emília Meireles. A Anna Maria representou o Instituto Secular da Companhia Missionária.
Os delegados da Inglaterra, da Alemanha e da Holanda não puderam estar presentes, manifestando-se no entanto, interessados nas conclusões do encontro, no sentido de estarem presentes em encontros futuros. O mesmo se pode dizer do Instituto das Missionárias do Amor Misericordioso do Coração de Jesus, existente só em Portugal.

O Pe Perroux, especialista em espiritualidade dehoniana, presenteou-nos com o tema A Família dos Dehon hoje. Foi interessante a genealogia dos Dehon desde a Idade Média até hoje, através das suas ramificações genealógicas quer a partir do pai do P. Dehon, quer a partir da mãe do P. Dehon.
Sendo de uma família aristocrata, chamavam-se De Hon. O de separado de Hon era sinal de que eram de famílias bem conceituadas sociologicamente. A revolução francesa quis eliminar estas categorias aristocratas da sociedade e tirou todos os de. Então De Hon passou a ser Dehon, só uma palavra.
Não esqueceu de sublinhar a importância da família, nomeadamente, os pais e a avó paterna no desenvolvimento humano e espiritual do Pe Dehon.
Em 2005, reuniram em Roma 105 descendentes dos Dehon. Ainda hoje, os Dehon em França, sentem-se orgulhosos do seu Padre Dehon.
 Continuamos o encontro com a partilha dos grupos presentes, da forma como está organizada a Família Dehoniana e os atuais grupos de leigos.
A delegação de Portugal expôs o caminho percorrido até à Carta Constitutiva da Família Dehoniana em Portugal, assim como a forma como estamos organizados atualmente enquanto Família Dehoniana.
No segundo dia, foi apresentada a proposta do Itinerário formativo para os Leigos Dehonianos Adultos, constituída por três fases: primeira fase de iniciação (um ano), segunda fase, de aprofundamento (três anos) e a terceira fase de formação permanente. Este projeto destina-se aos leigos de todo o mundo ligados às três componentes da Familia Dehoniana.
A Família Dehoniana de Portugal e Espanha, responsável por concretizar a fase inicial em dez encontros, apresentou um encontro modelo que foi analisado e discutido para que todos possamos chegar a uma maior sintonia em ordem à concretização de todo o projeto.
Os subsídios que estão a ser escritos pelos diversos países, deverão ser apresentados no encontro Mundial em Abril de 2014 em Roma, que reunirá representantes da Família Dehoniana de todos os continentes.
Para organizar a Família Dehoniana na Europa, refletiu-se na periodicidade de encontros de representantes de todos os grupos.

Foi eleita uma equipa de coordenação da Família Dehoniana da Europa para os próximos três anos: Pe Adérito Barbosa (coordenador), Pe Bruno Pilati, Ana Maria, Paola, Carmen e Donatella. Entre outras coisas, foi referido que esta equipa deverá promover a comunicação e a comunhão entre os vários grupos, proporcionará o intercâmbio de materiais e tentará concretizar actividades comuns.  
Todo o trabalho desenvolvido foi acompanhado por momentos de oração, convívio e partilha, sendo enriquecido na presidência da eucaristia em cada dia pelo P. Cláudio Weber, pelo P. John den Hengel e pelo P. Perroux. 
Este encontro terminou no domingo de manhã com uma visita a Assis, onde se respirou um ambiente de espiritualidade e de interioridade, onde o crucifixo de São Francisco nos deixou interpelações a todos nós, quando Cristo se dirigiu a Francisco e disse: vai reparar a minha Igreja que está estragada.

 Assis, 21 de Janeiro de 2013

Emília Meireles e Pe Adérito Barbosa, delegados de Portugal.






Nenhum comentário:

Postar um comentário