terça-feira, 29 de maio de 2012




TIMOR



Caros amigos, irmãs e meus familiares


O tempo corre veloz como o vento, os meses, as semanas e os dias, as horas e, permanece em nós o que vivemos e o que somos, nada se repete, nada se desvaloriza, tudo marca o seu sentido e a sua essencialidade. Desta vez tenho dificuldade em organizar a minha partilha pela força dos acontecimentos destes últimos dias aqui em Timor Leste, jamais imaginei viver na realidade o significado grandioso que esta data tem para o povo de Timor e até para nós portugueses, tanto os que aqui vivem e trabalham como muitos e muitos que em Portugal estão unidos das mais variadas e sentidas formas de união com esta Nação. Da embaixada de Portugal, alguém ligou a convocar-nos para o encontro da comunidade portuguesa com o Sr. Presidente da Republica Prof. Cavaco Silva e Dra. Maria Cavaco Silva, indicámos que se fosse possível que deixassem o convite no Centro Juvenil Padre António Vieira e que sim, que iriamos ao encontro. Eu para dizer a verdade estava incrédula com isso, já tínhamos falado na visita oficial do Sr. Presidente e eu tinha dito que bem gostava de o ver em Díli, mas deslocarmo-nos de Maliana a Díli para essa possibilidade que não seria garantida, era um enorme sacrifício para nós, em distância mas especialmente pelas condições más das estradas, mas parece que a força do universo tratou de consertar essa dúvida e levou-nos mesmo a Díli para esse histórico momento.
  No sábado 19 de Maio e no Domingo dia 20 de Maio, dia da Independência de Timor e tomada de posse do novo Presidente eleito, Por toda a região de Timor Loromoro e também com toda a certeza por toda a região de Lorosae, havia uma expressiva alegria nas ruas com gente reunida, todos os lugares embandeirados com a bandeira nacional, acenavam com um sorriso à nossa passagem, quando íamos já em viagem para Díli. Enquanto observava toda esta manifestação dos timorenses fiz duas breves viagens em pensamento, a primeira até ao livro dos Padres missionários Jesuítas: “Nossas Memorias de vida em Timor”, relembrei toda aquela dura e longa realidade da história da invasão, descrita e experimentada por estes missionários, anos e anos sem esperança, em permanente sobressaltos, perdas humanas em massacres, destruição de tudo, quem poderá ficar indiferente a isso? Quem não sente naqueles olhares humanos agora já com um sorriso, uma emoção de alegria por estes novos tempos e uma nova esperança para este povo? A segunda viagem que fiz foi a lembrança que tive em 1991, do massacre em Santa Cruz, aquelas imagens de horror passadas na TV, assistimos revoltados a este inacreditável espetáculo de morte, como pôde ser possível? Quando passo lá, sinto um gelo dentro de mim cujas palavras não sei exprimir, e recordei também aquela noite em 1999 em que a nossa cidade invicta organizou a marcha branca em silêncio pela causa de Timor, em que pude participar desde a Igreja da Trindade até ao largo do Teatro S.João, lembro-me das conversas e sentimentos de solidariedade que havia entre as pessoas e entre os estudantes universitários, na altura também eu o era, que simbolicamente comprámos o símbolo de Timor para colocar no traje académico, era um sentimento profundamente fraterno, nunca o esqueci. Mas continuemos… no domingo 20 de Maio na cidade de Díli a celebração dos 10 anos de Independência e restauração da Republica de Timor, fica marcada com a tomada de posse do novo presidente eleito, Sr. Taur Matan Ruak, a presença do Presidente da Republica da Indonésia e a visita oficial do Presidente da Republica de Portugal, Prof Aníbal Cavaria Cavaco Silva e Dra. Maria Cavaco Silva.
Na segunda-feira dia 21 de Maio pelas 18horas, lá nos deslocámos à Escola Portuguesa de Díli para marcarmos presença no encontro da comunidade portuguesa com o nosso Presidente. Éramos muitos, vindos de todas as direções da Ilha: professores, missionários, empresários, engenheiros, representantes de várias instituições e toda a comitiva presidencial, estava também o Ministro dos negócios estrangeiros Dr. Paulo Portas e o General Ramalho Eanes e Dra. Manuela Eanes. Seguiu-se os respectivos discursos do Presidente de Portugal e do Presidente de Timor, comunicações intensas de unidade e solidariedade entre os dois países, uma unidade marcada especialmente para a língua portuguesa. O Presidente Cavaco Silva enalteceu o esforço e dedicação de toda a comunidade portuguesa, apelou para que continuassem nessa atitude corajosa e o Presidente de Timor expressou bem esse desejo de desenvolver a língua portuguesa a ser mais falada nos próximos anos. Neste Encontro o Presidente da Republica condecorou com premio de mérito dois portugueses, um irmão de S.João de Deus de Laclubar e a irmã Maria da Luz Henriques FDP do Oecusse. Após estes momentos oficiais, fomos deslumbrámos com a voz da fadista Cátia Guerreiro, que quase nos fez cantar a alma e por fim partilhámos entre todos um tranquilo convivo, servido com um delicioso e fresco porto de honra, que foi uma agradável oportunidade para conhecermos melhor os nossos compatriotas e revermos os que já conhecemos e até combinámos outros encontros, uma sensação reconfortante de estar entre os nossos. No final do dia, já noite adiantada, a rádio renascença contactou-nos de Portugal para falarmos um pouco da nossa participação neste encontro com o Presidente da República Portuguesa e nos questionar sobre a missão em Maliana assim como os nossos sentimentos e prespectivas futuras. No dia seguinte, 22 de Maio pelas 9.30 da manhã no Mercado de Lama - Díli, foi realizada a inauguração da V Feira do Livro, patrocinada por muitas editoras portuguesas, cerimonia também realizada pelo nosso Presidente da Republica e na presença do Presidente da Republica de Timor e toda a comitiva presidencial e muitos portugueses, incluindo nós. Segundo o discurso do presidente, estavam nesta feira do livro, 25 000 exemplares de livros de várias temáticas com preços simbólicos em exclusivo para os timorenses. Foi também inaugurada duas bibliotecas itinerantes, muito interessante! Algo muito original e fez-me recordar no meu tempo de criança em que ainda haviam essas bibliotecas itinerantes.
Enquanto observava as bibliotecas, aproximou-se gentilmente o General Ramalho Eanes e a sua esposa e trocámos impressões sobre essas bibliotecas em Portugal, a Dra. Manuela Eanes referiu que essas bibliotecas em Portugal, eram quase o único meio de cultura para muitos portugueses.Esta Feira do Livro, ficou também marcada pela presença do Primeiro Ministro de Timor,Xanana Gusmão com quem tive o privilégio de trocar um breve diálogo e pedir que autografasse um seu livro que comprámos.
Esta é de facto uma partilha de momentos históricos, penso que todos teremos de refletir um pouco mais sobre a nossa contribuição para a cidadania global, em que a nossa vida pode fazer a diferença entre o darmos com empenho e qualidade e estarmos para cumprir um tempo que terá limites, dar tudo implica realmente amar o dever, amar sem fronteiras, sem cálculos e sem perder coragem para continuar a construir um mundo novo, mesmo que leve décadas a transformar. Recordo que nos dias que antecederam a celebração da festa da Independência, no noticiário questionavam várias pessoas portuguesas em Timor de diferentes áreas, uma arquiteta portuguesa expressava com emoção a mudança bastante notória nestes 10anos, dizia ela que há 10anos atras em Timor, nem os pássaros cantavam e muito poucos timorenses expressavam um sorriso, que fazia realmente uma grande diferença este tempo actual e que se sentia orgulhosa por isso, exprimia com lagrimas de alegria esta vitória de Timor, um testemunho honroso de uma portuguesa!

Terminámos a semana com a ilustre visita à nossa residência do Sr. Embaixador de Portugal e da Sra. Embaixatriz que nos presenteou para além da sua presença com a oferta de um belíssimo livro centrado na espiritualidade dos Pastorinhos de Fátima, um verdadeiro tratado de Mística escrito por um monge francês da ordem cisterciense e traduzido pela própria Sra. Embaixatriz, foi encantador ouvi-la descrever a historia do livro e todo o seu trajeto. Esta visita foi também uma reavaliação da nossa estada aqui em Timor, apresentámos oralmente os nossos projetos já entregues e outros que sonhamos realizar no futuro. Recebemos muito apoio e estimulo, o que sempre nos fortalece humanamente. Em anexo envio algumas das fotografias que consegui alcançar com a fraca objetiva, na visita do Presidente da Republica e desta vez não é o mais perfeito das imagens, mas foi o possível.





Um abraço e saudades a todos

  Cristina

Um comentário:

  1. É com muita alegria e já com algumas saudades que li esta mensagem. Também estive neste acontecimento neste mesmo dia, ao lado da Irmã Maria da Luz, pois estive no Centro Missionário em Padiae com a minha mulher e cruzámo-nos por diversas vezes durante a recepção com o Sr. PR Cavaco Silva. Estivemos alojados no Centro Juvenil Padre António Vieira nessa mesma altura. Foi muito gratificante ter estado naquele momento com os timorenses e com as portuguesas e portugueses. Admiro o seu blog e a sua escrita. As fotos são de muito boa qualidade. Um abraço. Joaquim Rodrigues

    ResponderExcluir