segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Anchilo


Anchilo é um centro catequético dos padres combonianos a cerca de 20 kms de Nampula, da estrada que vai para Nacala/ilha de Moçambique, aberto para encontros de formação e retiros de espiritualidade.
Cheguei a Ancillo no dia 2 de Janeiro de 2012 para orientar o retiro às missionárias da Companhia Missionária, subordinado ao tema: Profecia. Laicidade. Secularidade. Vieram de Nampula, de Quelimane e de Maputo.
O centro é constituído por uma casa central e, depois, mais de quarenta casas no meio das árvores, tendo cada um delas três, quartos individuais. Assusta um bocado, porque é tudo escuridão e podem aparecer bichos de que não gostamos muito. Então, quando não há luz nos quartos, a situação é ainda um pouco mais complicada.
Depois de nos colocarem nos quartos (a mim coube-me uma casa no meio das árvores, autêntica floresta), lá fomos para a missa inicial, na igreja, cheia de formigas voadoras, autêntica peste. As mais pequenas chamam-se térmitas; as maiores chamam-se npepe e depois de voarem 10 minutos, perdem as asas, e caem e pouco depois morrem. Estas grandes servem para cozinhar com arroz e têm o sabor a marisco. Dizem os entendidos.
Onde estão os fósforos?
Disse à missionária italiana Lisetta para acender a vela. Veio à sacristia procurar fósforos. Abre gaveta, fecha gaveta… não encontra. Diz-me ela: somos nós as velas. Sim. Mas acesas ou apagadas?
Não é que olho para a vela no altar e a caixa de fósforos está ali mesmo ao lado. Lisetta! Afinal, fomos tão longe à procura de fósforos e eles estão mesmo aqui à mão.
Pois, ou se procura as coisas onde estão ou é inútil procurá-las.
Horários…
Sr Padre, gostávamos de confissões?
- A que horas? Às 10h ou às 11h?
- Preferimos às 10.00h, mas vamos perguntar aos padres a que horas podem vir ajudar a confessar.
- Ok.
- Os padres podem vir confessar na 6ª feira às 11h
- Ok.
- No dia seguinte, às 10.00h estavam os padres para confessar.
- Mas não era às 11h?
- Sim, disse a Lisetta.
- Às 11h, começamos e não vieram os que diziam que vinham às 11h.
- Só pelo meio dia, depois de tudo ter terminado, apareceu um padre disparado a pensar que ainda encontrava a igreja aberta e pessoas para confessar.
- Já acabamos as confissões e as cerimónias. Dissemos às 11h. É meio dia.
Compromissos…
Mas o mais interessante mesmo foi o último dia do retiro. Pelas 11h, na adoração, quatro jovens raparigas (Ana Rita, Lurdes, Isabel e Adelaide) assumiram publicamente o compromisso de fazerem uma caminhada, em ordem ao discernimento para vida consagrada secular. Sabes o que é a vida consagrada secular? Não?
Já, na eucaristia da tarde, duas jovens (Laina e Dalaina) assumiram o compromisso de fazerem um biénio de formação. Seguiu-se a renovação dos votos da Julieta, Helena e Gabriela. Cerimónia simples, mas significativa, pelos vários compromissos assumidos.
Adérito Gomes Barbosa, scj
Nampula, 9 de Janeiro de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário